03/07/2017
O QUE É INBOUND MARKETING?
Com mais de três bilhões de internautas em todo o mundo e 110 milhões de usuários da internet apenas aqui no Brasil, para uma empresa conquistar o mercado atual ela precisará estar na internet também.
Com a facilidade de acesso às informações através da internet e também das redes sociais, o perfil do consumidor mudou, hoje ele é exigente e ativo no processo de compra e não mais suscetível aos estímulos da publicidade através das propagandas na televisão, rádio e impressos.
Dessa forma o marketing nas empresas teve que mudar também e buscar outras formas de atrair o público-alvo, mas dessa vez de uma forma mais espontânea, de uma forma que o próprio público escolhido venha até a marca, empresa, serviços ou negócios.
E uma das formas de atrair esse público hoje é através do marketing de conteúdo, do Inbound Marketing.
Mas antes de entrarmos mais a fundo no que é Inbound Marketing, vamos entender como funciona o Outbound Marketing, o marketing tradicional que hoje já não atrai o público em potencial.

OUTBOUND MARKETING
Geralmente o Outbound Marketing é centrado no produto ou serviço, é aquele marketing que não tem nada mais a oferecer a não ser o produto em si.
Outbound Marketing é uma estratégia a curto prazo e tenta enviar o público para o fundo do funil de vendas, basicamente forçando-o.
A estratégia Outbound Marketing baseia-se através de campanhas onde o centro é o produto, partem de uma venda e/ou promoções, tem um curto prazo e empurra o público alvo para a parte inferior do funil de vendas.

E O INBOUND MARKETING?
Diferente da opção tradicional acima, o Inbound Marketing é o processo de criação de conteúdo de qualidade, que seja do interesse do público alvo, e que é compartilhado em diversos canais digitais (como redes sociais, blogs e sites institucionais) para alcançar o maior número de pessoas dentro desse público alvo possível.
Enquanto o marketing tradicional “busca” o público o tempo todo, no inbound marketing esse público vem até o seu produto ou serviço de forma espontânea.

MAS COMO FAZER INBOUND MARKETING?
Depois de analisar detalhadamente o público alvo que deseja para o seu negócio, você irá educá-lo oferecendo soluções para os seus problemas.
Aqui o Inboud Marketing, para comparar com o Outbound Marketing, não faz parte de uma campanha, o centro dele não é o produto e sim o usuário, oferecemos soluções de problemas.
O processo no inbound marketing é contínuo e constante e encaminhamos o público para o topo e o meio do funil de vendas.
O Inbound Marketing entende que as pessoas podem não estar prontas, ainda, para comprar e ao invés de forçá-las ou empurrá-las ao fundo do funil de vendas, ele mostra-se preocupado em resolver os problemas do público, informá-lo e assim quando chegar o momento certo de comprar, esse público estará mais propenso a comprar o seu produto ou serviço.
Nos dias de hoje o que as pessoas mais fazem é, ao se depararem com um problema, buscar por respostas na internet, quantas vezes você mesmo já não fez exatamente isso?!
E se exatamente nesse momento ao contrário de encontrar o seu concorrente fornecendo a solução necessária, o seu público encontra por você?
A proposta do Inbound Marketing é trazer esse público o mais perto possível de você, da sua empresa. De forma que convertendo ele em um lead, ele esteja sempre por perto o acompanhando e principalmente, recomendando o seu serviço para outras pessoas que fazem parte de seu público em potencial.

INBOUND MARKETING NÃO É CAMPANHA DE MARKETING
Em tudo o que não se pode confundir quando falamos de Inbound Marketing, é confundir com uma campanha direcionada para conquistar clientes, não é isso.
Pensar assim fará com que você comece da pior forma, começa errando. O Processo de inbound marketing,  é continuo, é uma oferta de conteúdos altamente potentes para que o seu público esteja sempre o mais perto possível, o acompanhando, tornando-se um fã e posteriormente, um divulgador de sua marca.

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