15/08/2017
5 dicas de como usar whatsapp marketing e aumentar as vendas
Desde a sua criação, em 2009, o Whatsapp tornou-se uma das mais plataformas de comunicação mais usadas do mundo. Atualmente, já são mais 1.2 bilhões de usuários em todo o planeta e, por ser gratuito, a tendência é crescer ainda mais. Com números como esses, pensar numa estratégia de whatsapp marketing é imprescindível para o sucesso de qualquer varejo. Aos poucos, empresários e empreendedores têm buscado aplicar o whatsapp marketing no dia a dia do negócio, ampliando a comunicação, interação e engajamento com o público.

Se o seu negócio ainda não está por dentro desta novidade é chegada a hora de se atualizar. Confira agora 5 dicas para usar o whatsapp marketing e aumentar as suas vendas.

1. Tenha um SAC em tempo real

O serviço de atendimento ao consumidor ou SAC, como conhecemos, é um item essencial, não importa o tamanho do negócio. Com o whatsapp marketing é possível levar este atendimento a um nível ainda melhor. Pois, é possível garantir uma assistência em tempo real com o uso de um smartphone e nada mais.

Para que o serviço seja bem executado e os consumidores estejam sempre satisfeitos é importante considerar a demanda do empreendimento Se há um número elevado de questões e dúvidas, o ideal é garantir um funcionário exclusivo para solucionar as questões. O melhor de tudo é que este atendimento pode ser feito pelas mensagens, por chamadas telefônicas ou até vídeo chamadas disponíveis no aplicativo. Por isso, lembre-se sempre de colocar o número do whatsapp no seu material de divulgação e redes sociais.

2. Envie diferentes mídias com whatsapp marketing

Uma das grandes vantagens na utilização do whatsapp marketing é a possibilidade de enviar qualquer tipo de mídia para outros usuários. Ou seja, dependendo do serviço ou produto vendido, pode-se enviar fotos, vídeos, documentos em PDF e áudios, eliminando assim todas as dúvidas possíveis e evitando, muitas vezes o deslocamento até a loja ou local de atendimento. A verdade é que não faltam atrativos para promover a empresa e usar o mobile marketing e o whatsapp marketing à seu favor.

3. Crie mensagens para listas específicas

Todo negócio tem uma comunidade criada e envolvida pelos serviços e produtos oferecidos. Apesar do interesse comum, é possível separar o seu público em alguns temas específicos e comunicar diretamente com eles. Durante muito tempo, o sms marketing foi uma das principais estratégias dentro das possibilidades do mobile marketing. No entanto a chegada do whatsapp revolucionou, pois as funções vão muito além do envio de uma mensagem igual para todos os clientes.

4. Faça promoções relâmpagos

Uma das grandes vantagens do whatsapp é a instantaneidade da ferramenta. Então, por que não surpreender os clientes com uma promoção relâmpago, válida para aquele dia ou semana?! Isso pode ser feito através da criação de um código promocional, o envio de uma imagem que deve ser mostrada no ponto de venda ou até incentivo de interação online.
Outra ideia é usar o “status” do whatsapp. Lançado em 2017, esse recurso semelhante ao snapchat e ao “stories” do instagram pode tornar o whatsapp marketing ainda mais eficiente, criando um engajamento ainda maior com a comunidade.

5. Fortaleça a comunicação

Com uma utilização tão forte do aplicativo no Brasil, o whatsapp marketing tem tudo para se tornar o grande canal de comunicação das empresas. Seja para o anúncio de novidades, envio de promoções, aviso do início de liquidações ou para garantir atendimento e suporte constante, não há porque não incorporá-lo no seu planejamento de marketing digital.

Para garantir o sucesso e eficiência da estratégia de uso do whatsapp marketing, é fundamental ter em mente o poder do cliente. Isso quer dizer que mesmo sendo uma ferramenta poderosa, o whatsapp empresarial precisa ser feito, antes de tudo, com autorização do uso do número do cliente e com sensatez, para não ser bloqueado e prejudicar a imagem da empresa.

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