22/06/2018
IGTV: O que você precisa saber sobre essa novidade do insta
Fala galera... essa semana tivemos a chegada de uma grande novidade no Instagram: O IGTV.
 
De forma resumida, essa é uma aposta do Instagram para pegar sua fatia no mercado dos vídeos, só que com um detalhe: vídeos VERTICAIS.
 

Já temos o YouTube e o Facebook mais consolidados no mercado de vídeos horizontais (e mais longos). A aposta do IGTV é entrar no mercado de vídeos longos e verticais.

 
5 coisas que você precisa saber sobre o IGTV
 
1) O que é o IGTV?
 
A primeira coisa é que o IGTV é mais um "puxadinho" no aplicativo do Instagram. Além do feed do Instagram (que deu origem ao app), temos o Stories, que são as publicações curtas e que ficam no ar por 24h.
 
O IGTV é mais um canal de conteúdo dentro do Instagram. Na parte superior do app você verá o símbolo do IGTV (tipo uma televisão) onde entrará no feed de vídeos verticais e mais longos. Então, quando eu me refiro a Instagram, agora temos 3 possibilidades: feed, stories e IGTV. Cada um com suas particularidades.






 
2) Por que o Instagram lançou esse app?
 
O IGTV é uma forma disruptiva de consumo de conteúdo, mais adaptada ao mobile. Mesmo já tendo o YouTube que é líder desse segmento, também no mobile.
 
Mas, um dado interessante é que até 2021, 78% de todo o tráfego mobile na internet será com vídeos. Logo, abrir mais um canal de consumo desse formato, com vídeos mais longos do que os tradicionais 60 segundos, é um grande passo do Instagram para ter mais audiência, mais produtores de conteúdo e, para mim o principal: mais um canal para exibir publicidade.



 
3) Como você pode usar o IGTV?
 
Se você quiser apenas consumir o conteúdo do IGTV, pode usar o botão que citei acima dentro do próprio app do Instagram (o símbolo de televisão).
 
Agora, se você quiser ter um canal no IGTV, como tem no YouTube, precisa baixar o app disponível para iOS oi Android e criar seu canal. A ideia de canal é a mesma do YouTube. Você pode subir vídeos verticais com duração mínima de 15 segundos e máxima de 60 minutos.
 
4) Um novo terreno
 
Quando recursos assim saem é sempre bom estar por dentro para entender como se posicionar neles. Hoje, se destacar no YouTube é muito mais difícil se comparado quando ele surgiu. Temos casos também em outras redes como Snapchat onde pessoas hoje são consideradas influenciadoras porque "surfaram a onda no começo".
 
Segundo o CEO do Instagram, Kevin Systrom, "Agora estamos focando em engajamento...Mas, obviamente é um lugar muito interessante para estar. Haverá muitos criadores (de conteúdo) ganhando dinheiro".
 
Se seu intuito é ser um criador de conteúdo e viver disso, quanto antes você entender o jogo do IGTV, mais chances de você se destacar. Agora, se você quer entender como o IGTV pode ajudar seu negócio, aí é importante respirar fundo.
 
5) Por onde começar no IGTV?
 
Acredito que a primeira coisa a fazer é entrar no IGTV e estudar. Ver o que os primeiros canais estão fazendo, artistas, grandes empresas. Depois, pensar como você pode explorar os recursos do IGTV para o seu negócio.
 
Se você já usa o YouTube, a lógica é muito parecida: procurar ter retenção dos seus vídeos para ser sugerido quando os usuários entrarem no IGTV.
 
Mas, o mais importante é ter uma estratégia e ir entendendo o canal. Porém, mesmo que você ainda não esteja pronto para postar, crie seu canal. Assim, você já reserva seu espaço e pode ir trabalhando nesse planejamento.
 
O que você achou dessa novidade? 




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