12/07/2018
12 melhores dicas de Instagram para empresas

 

 

O Instagram tem se tornado uma ferramenta cada vez mais essencial aos negócios. Uma das plataformas com maior taxa de engajamento e alcance, ele foi considerado por especialistas como a melhor rede social em 2017 e tudo indica que repetirá o feito em 2018. Por isso, cada vez mais se torna obrigatório ter um perfil do Instagram para empresas, assim como é mandatório que se crie uma Fan Page no Facebook. Mas, se estiver a começar com seu perfil e não sabe muito bem o que fazer, confira nossas 15 melhores dicas.

 

1. Transforme o perfil de sua empresa em um perfil para negócios

Diferente do Facebook, no Instagram todos os perfis são pessoais, a princípio. Não é necessário criar uma segunda conta voltada para negócios, bastando apenas que a converta para um perfil de negócios. Para isso, basta apenas que crie uma Fan Page no Facebook e vincule seu perfil a ela.

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Com o perfil para negócios, duas funcionalidades essenciais são liberadas: a possibilidade de ver dados analíticos como o número de contas alcançadas por seus posts e a criação de anúncios patrocinados no feed e nas Stories. Por isso, é essencial que transforme sua conta pessoal em profissional o mais breve possível.

2. Complete sua bio

Uma das maneiras de ser encontrado mais facilmente no Instagram, é necessário que tenha um perfil que esteja o mais completo possível. A descrição deve ser breve e chamativa, considerando que o Instagram permite apenas 150 caracteres. Também é essencial que tenha um link para sua página e preencha informações como email, telefone e localização – mesmo que tenha um negócio online.

3. Troque o link de sua bio com frequência

A maior parte dos perfis para negócios no Instagram simplesmente colocam o link para a página inicial de seus sites na biografia e os mantém assim. Porém, essa não é necessariamente a melhor estratégia para o seu negócio no Instagram. Procure rotacionar os links para as páginas de seu site, especialmente quando estiver a realizar promoções, por exemplo.

4. Aprenda a buscar hashtags

As hashtags são o principal motor do Instagram. É através dela que pode encontrar o que está “bombando” na rede social e que o facilita de ser achado por perfis semelhantes ao seu ou por usuários que buscam o conteúdo que está a oferecer. Por isso, faça buscas e estude quais as principais hashtags usadas dentro do seu nicho e também as utilize em suas publicações.

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5. Se tiver uma marca pessoal, mencione-a na bio

Além das hashtags, também é possível mencionar outro perfil em sua bio. Essa novidade do Instagram é ideal para encaminhar seguidores do perfil de sua empresa para o seu perfil pessoal e vice-versa. O método para fazer essa menção é igual ao que faria em um post comum, bastando colocar o “@” seguido do nome de usuário.

6. Não fique focado apenas em vender, gere conteúdo

Um dos principais problemas com algumas marcas que usam o Instagram para impulsionar seus negócios é simplesmente ficar a tentar vender na rede social. Já comentamos no blog sobre a importância das vendas pelas redes sociais, mas, antes disso, é necessário gerar conteúdo para seus seguidores. Ou seja, não fique apenas tentando empurrar seu produto goela abaixo, mas crie material útil para quem segue seu perfil.

7. Mostre o que acontece por trás dos bastidores

Esse tipo de conteúdo é bastante procurado por usuários da rede social. Existe uma curiosidade em torno de como é o processo de criação do seu produto e, por isso, pode utilizar fotos e vídeos para demonstrar uma parte desse procedimento. Isso traz transparência ao seu negócio, o torna mais confiável e é uma boa oportunidade de estreitar a relação com seus seguidores e futuros clientes.

 

8. Procure influenciadores digitais para impulsionar seu perfil

Influenciadores digitais são profissionais com um grande número de seguidores e com uma comunidade ativa em seu entorno. Por isso, pedir ajuda e contratar esse tipo de usuário é uma das melhores maneiras de trazer mais seguidores ao seu próprio perfil. Confira o vídeo abaixo para aprender como escolher o influenciador digital certo para o seu negócio.

 

9. Se tiver um negócio local, abuse da geolocalização

Uma dica específica para quem possui um negócio físico é abusar da geolocalização. Assegure-se de que seu endereço esteja corretamente preenchido na bio, além de marcar a localização de seu negócio em todos os posts e anúncios que fizer em seu perfil.

Na busca do Instagram, é possível filtrar os posts com maior destaque na localidade do usuário. Ou seja, quanto mais criar posts marcando seu local, maiores são suas chances de aparecer nesses destaques e atrair mais seguidores.

10. Utilize conteúdo criado por clientes

Essa estratégia foi bastante utilizada por grandes marcas como o Starbucks e foram imprescindíveis em tornar a rede de cafés uma das mais presentes no Instagram. Ao invés de criar todos os posts por conta própria, você pode criar uma hashtag própria para sua marca e pedir aos seus clientes que postem fotos ou vídeos com seu produto, utilizando a hashtag.

Em seguida, basta pedir sua autorização e republicar o conteúdo em seu perfil, facilitando a tarefa de criar um post do zero, ao mesmo tempo que estreita a relação com seus seguidores e promove sua hashtag. Atualmente, é mais raro encontrar esse tipo de publicação no perfil da empresa, mas a prática ainda é efetiva.

11. Anuncie seus próximos lançamentos

As redes sociais são excelentes para gerar hype e manter a atenção de seus usuários em seus produtos. Uma maneira de fazer isso se dá através de anúncios e os conhecidos teasers, uma pequena demonstração do lançamento que está para chegar.

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12. Aprenda e invista nos anúncios do Instagram

Embora seja possível aumentar sua base de seguidores organicamente, usar os anúncios no Instagram é uma excelente maneira de encontrar mais usuários que possuem o potencial de se tornarem futuros clientes. Dizemos isso pois você é quem define o tipo de público que seus anúncios atingirão, ou seja, poderá mirar seu anúncio exatamente no nicho que atua.

Caso seja iniciante, nossa recomendação é que procure aprender sobre o assunto e faça testes com pequenos valores, aumentando-os conforme vai gerando resultados. Mesmo que seja uma opção paga, não tenha resistência em explorar essa ferramenta.


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