27/10/2017
Chatbot para WhatsApp: 3 indícios de que ele está chegando
O mercado mobile não para de evoluir e se transformar. Tudo muda muito rápido, e as atualizações constantes de aplicativos e plataformas comprovam isso — entre elas, três novidades que nos fizeram acreditar que veremos o primeiro chatbot para WhatsApp surgir em breve.
Nos últimos meses, o WhatsApp anunciou algumas mudanças e testes que está realizando para fazer algo que muita gente estava esperando: facilitar a comunicação corporativa pelo aplicativo e permitir que os consumidores o utilizem para conversar com as empresas.
 
1. WhatsApp for Business
Versão beta do aplicativo para negócios, essa é uma novidade que empolgou muita gente — principalmente empresas que desejam criar um chatbot para WhatsApp!
O WhatsApp para Empresas permitirá que organizações ofereçam alguns serviços a seus clientes, como o envio de atualizações e notificações relevantes para eles. Aberto apenas para empresas parceiras por enquanto, como afirmou em seu blog, o time do WhatsApp ainda vai testar e ouvir com cuidado os comentários dos usuários nesta fase antes de lançá-lo totalmente para o mercado.

2. Contas verificadas
Esse é outro ponto bacana na atualização do WhatsApp for Business: as contas verificadas.
Como já existe no Facebook, Instagram e Twitter, as contas de empresas verificadas no WhatsApp terão este badget ( ) confirmando sua autenticidade. O mais legal disso tudo é a segurança que os consumidores terão ao entrarem em contato com as marcas pelo aplicativo.

3. WhatsApp Ads
Assim como o Facebook Ads, que nos permite criar anúncios com call-to-actions (CTAs) que direcionam as pessoas para o Messenger, também será possível criar CTAs para o WhatsApp.
Estamos testando uma nova maneira para que as pessoas comecem a conversar com uma empresa no WhatsApp a partir de um anúncio no Facebook. Isso torna mais fácil para as pessoas se conectarem às empresas que se preocupam com o WhatsApp –  Diz o Porta-voz do Whatsapp.
Como mostrou a matéria do portal TechCrunch, apesar de ainda estar em fase de testes, a novidade é o primeiro passo para monetização no aplicativo e vai facilitar bastante que as pessoas encontrem as empresas com que precisam conversar.

Como o chatbot para WhatsApp afetará os usuários?
Se eles não quiserem, não irá afetá-los de forma nenhuma. Assim como já acontece em outras redes sociais, para receber as notificações de empresas via chatbot os usuários precisam ativar o opt-in — a permissão para a marca entrar em contato com eles através do WhatsApp.
Nesse sentido, é muito importante que as empresas sigam as boas práticas da plataforma — já existe um guia (em inglês) explicando direitinho como tudo vai funcionar. Com isso, essas novas atualizações têm um grande potencial para automatizar a comunicação e facilitar a vida dos consumidores.
Pessoas conversando com marcas como conversam com seus amigos e familiares é uma tendência que não para de crescer.

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