02/04/2020
Como criar uma biografia atraente no instagram

A biografia, junto com seu nome de usuário, foto do perfil e link, são as primeiras coisas que as pessoas irão visualizar na sua conta. Isso pode te ajudar ou prejudicar, veja como criar uma biografia interessante.

Um dos componentes da biografia que geralmente é mal utilizado pelas pessoas é o campo do nome. Não é o nome de usuário, sobre o qual já falamos, mas o nome real. Não use seu nome real nem um apelido, a menos que seja uma conta de marca pessoal e seus seguidores o conheçam pelo seu nome.​

Esse campo pode ter até 30 caracteres e, como o Instagram não exige que seja o seu nome real, você é livre para ser inteligente sobre o que escreve lá. Use o nome da sua empresa e inclua 1 a 2 palavras-chave que melhor descrevem sua empresa. O motivo para fazer isso é que o nome e o nome de usuário são os únicos campos que o Instagram considera nas consultas de pesquisa. Portanto, se você planeja ser encontrado por uma determinada palavra-chave, use-a aqui.​

Como alternativa, você pode ser engraçado com seu nome, qualquer coisa para destacar seu perfil, confira o seguinte exemplo:

 

Estrutura de uma bio ideal:

Agora na parte da descrição, você pode inserir até 150 caracteres, não é muito, mas se você for criativo e utilizar alguns truques, poderá aproveitar essa oportunidade para transmitir tudo o que precisa para causar uma impressão duradoura nos visitantes.

Então, o que sua biografia deve conter? - Pelo menos alguns, ou de preferência, todos esses:

​Agora vamos falar sobre cada uma das opções acima em mais detalhes.

Sobre o que é a sua conta?

Você precisará explicar com precisão qual é o seu negócio e o que exatamente você faz. Não seja ambíguo sobre esse ponto e nunca deixe o visitante adivinhando. Isso não significa que você deve ser entediante ou ter uma explicação do seu negócio no dicionário como "Eu vendo roupas".​

Uma boa regra é incluir qualquer coisa que faça você se destacar, algo especial que o diferencia dos seus concorrentes. Você tem um conjunto único de habilidades ou experiências que podem interessar os seus seguidores? Você é um negócio local? Quais outros fatos você pode compartilhar com seus usuários sobre sua marca? Essa também é uma ótima maneira de mostrar personalidade a sua empresa.

Qualquer pessoa que visite seu perfil deve entender imediatamente que você é diferenciado, e portanto, merece ser seguido. Aqui está um bom exemplo dessa biografia:

 

Uma chamada para a ação.

 

Normalmente, muitas pessoas esquecem disso. Se você quiser que seus visitantes façam algo, diga-lhes para fazê-lo! A adição de uma chamada para a ação garantirá que você aproveite ao máximo seu tráfego (fluxo de pessoas que entram no seu perfil).

O que você desejar que os seus seguidores façam depende inteiramente de você. Você pode aumentar o engajamento em suas postagens pedindo que elas sigam ou publiquem com uma hashtag da sua marca, direcionar tráfego para um funil de vendas, um website ou leva-las diretamente para o WhatsApp. Basta descobrir o que é mais eficaz para suas necessidades. Você pode realizar alguns testes e mudar sua descrição, de acordo com o seu objetivo atual. Tem um produto novo e deseja promove-lo? Algum evento acontecendo? Adapte de acordo com o seu momento.

Uma tática muito poderosa aqui é combinar seu CTA (chamada para a ação) com um presente, como um e-book ou uma amostra do seu produto. Aqui abaixo está um bom exemplo de um CTA combinado com um brinde. O nome disso é isca digital, e com isso você conseguirá obter o e-mail da pessoa que baixou o seu conteúdo.

 

 

Usando palavras-chave específicas em sua biografia.

O uso de palavras-chave em sua biografia não melhorará sua capacidade de pesquisa no Instagram, pois isso não será levado em consideração, mas ajudará seus seguidores a se conectarem com você mais facilmente, pois todos estão procurando algo na internet. Também ajudará a posicionar melhor o seu negócio.

No entanto, você não deve exagerar nas palavras-chave. Ninguém deseja ler uma lista de palavras-chave. Escolha uma ou duas e use-as com sabedoria. Há duas maneiras de você resolver esse problema.

  1. Escolha palavras-chave que melhor descrevam os principais valores da sua empresa/marca/negócio.
  2. Escolha palavras-chave que melhor descrevam seu público-alvo.

Existem prós e contras para cada um dos dois, sugerimos que você escolha a segunda opção. Você terá que trabalhar um pouco mais e criar um perfil do seu seguidor ideal. Coloque-se no lugar deles e veja o porque que visitam o seu perfil,  quais suas necessidades, suas dores, seus desejos. Quais palavras-chave ajudarão você a ter mais interação com elas?

 

Aqui está um bom exemplo de uso de palavras-chave para segmentar seu público-alvo:

 

 

​Sim, um pouco demais e a biografia está faltando outras coisas, no entanto, ele realmente percebeu as necessidades de seus visitantes.

Usando hashtags da marca.

Essa é uma maneira muito boa de melhorar o engajamento em sua conta. A ideia é fazer com que outras pessoas publiquem com a hashtag da sua marca para que elas criem mais conteúdos sobre você. Infelizmente, isso não funcionará para todos os tipos de contas; no entanto, se puder ser aplicado ao seu, vá em frente.

Aqui está um bom uso de uma hashtags da marca:

 

 

Como alternativa, você também pode usar uma hashtag de outra conta. Se os seus visitantes gostarem da sua outra página, eles ficarão curiosos para ver o que mais você está fazendo e isso poderá aumentar o engajamento das duas contas.

 

Destaque na Bio: Os benefícios do que você vende

​Eu coloquei esses dois juntos no mesmo barco, pois eles são um pouco parecidos. Se você deseja vender algo, precisa destacá-lo e dizer às pessoas por que elas deveriam escolher você e/ou o seu produto.

Se você deseja ser notado por uma habilidade, profissão, hobby ou interesse específico, inclua esses detalhes também na sua biografia do Instagram.

Informações para contato.

Embora sua biografia tenha um link que as pessoas possam usar para entrar em contato, comece a incluir outras informações de contato na própria biografia, como:

 

Lembre-se disso e use-os corretamente.

Conselho final sobre como montar tudo.

 

Siga as dicas a cima e temos certeza que você estará começando muito bem, ou irá melhorar a sua bio atual.

Agora que você aprendeu os fundamentos de uma biografia perfeita, coloque em prática! Se estiver sem imaginação, veja perfis semelhantes ao seu, concorrentes, marcas, analise o que eles fazem. 

Use sua criatividade e os conceitos ensinados aqui para montar uma descrição que será incrível e memorável para quem visitar a sua conta.
 

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