20/04/2020
10 boas práticas para vender pelo WhatsApp
O mundo evoluiu, a forma de relacionar com o cliente também. Sendo assim, aquelas práticas de disparar um monte de mensagens e esperar os resultados, já não funcionam tão bem. Por isso, é necessário fazer um bom planejamento em todas as redes sociais, inclusive no whatsapp. Pensando nisso, separamos as boas práticas para vender pelo whatsapp. Confira! 


Boa prática 1: saiba o momento ideal para conversar com o cliente pelo whatsapp

Não conversamos com qualquer cliente em qualquer momento via whatsapp. Cada produto e cada marca possuem um momento ideal para ter um contato com o cliente via whatsapp. 
A plataforma de mensagens é muito pessoal, e sua marca pode ser considerada invasiva caso a pessoa não tenha demonstrado interesse no seu produto. Por isso, jamais mande mensagens para pessoas que nunca tenham demonstrado interesse no seu produto. 
 
Boa prática 2: como atrair de forma correta o público para o whatsapp

Como já falamos, não devemos enviar mensagens para clientes que não tenham interesse em conversar com a marca pelo whatsapp. Por isso, o momento ideal para usar o whatsapp business com seu cliente, é no momento em que ele lhe dá essa abertura. 
Uma forma muito comum de conseguir essa permissão é através de um estímulo. Você pode oferecer por exemplo, condições especiais, lançamentos antecipados para quem quiser receber pelo whatsapp. 
Uma vez que o cliente passou por essa etapa, você já sabe que ele tem interesse genuíno pelo seu produto, dessa forma o contato já pode se iniciar pelo whatsapp business.

Boa prática 3: escolha a linguagem ideal para usar no whatsapp 

Por mais formal que a sua marca seja, o ambiente do whatsapp é mais pessoal e íntimo. Isso quer dizer, que a plataforma permite e exige que a conversa seja um pouco mais descontraída. Aproveite-se disso para conversar de forma personalizada e gentil com seu cliente. Faça-o sentir calor humano.
Mesmo que o perfil da sua marca seja mais sério, use uma linguagem mais leve e torne o contato agradável nesse novo cenário a ideia é fazer o cliente sentir que está falando com um humano atencioso que represente uma marca, e não com um chatbot. Mas lembre-se que uma linguagem mais descontraída, não significa que está tudo liberado! Tenha atenção com o português, com os emojis e stickers que você usa. Lembre-se que é um ambiente profissional.

Boa prática 4: seja rápido nas respostas pelo whatsapp! 

Visualizar e não responder é uma atitude absurda para uma conta comercial no whatsapp business. Você pode achar que eu estou exagerando, mas, acredite, não estou. Se você está cometendo esse erro, talvez seja preciso repensar no potencial da sua equipe antes de expandir seus serviços para whatsapp. 
Não pense que por ser uma plataforma muito simples de usar, que ela não é importante. Pense comigo: praticamente todos os seus clientes têm acesso ao whatsapp em tempo real. E por isso, sua equipe precisa ter capacidade de atender o volume de mensagens que podem chegar à sua marca. 
E lembre-se, do mesmo modo que as pessoas exigem instantaneidade nas respostas dos amigos e pares, exigirão da sua equipe assim que o perfil do business for ativado, portanto, garanta que poderá responder cada cliente de forma personalidade, gentil e principalmente, rápida!

Boa prática 5: use o status do whatsapp! 

O whatsapp possui o recurso status, que funciona de forma parecida com o Stories do instagram.  O status também está disponível na versão business e pode conter como conteúdo, texto, vídeos, fotos da câmera ou fotos salvas na galeria do aparelho.
Com todas essas opções é possível fazer fotos, gravar vídeos de até 30 segundos dos bastidores do seu negócio, anunciar promoções e com isso trazer o cliente para mais perto da sua empresa. Novamente um artifício que dá a possibilidade da sua marca estar próxima dos seus clientes de forma mais humanizada.
Aproveite todos esses recursos para produzir bons conteúdos. Lembre-se de não fazer de forma amadora! O perfil do whatsapp business existe para deixar o seu perfil mais profissional, por isso tenha com ele o mesmo cuidado que você tem com as outras redes sociais. 

Boa prática 6: explore os recursos multimídia do whatsapp

Explorar os recursos multimídia, não significa que você deva mandar áudios enormes para o seu cliente, e nem mandar 500 imagens dos seus produtos. Mas sim, que você deve usar os recursos de fotos e vídeos sempre que isso puder melhorar a experiência do cliente com a sua marca. Mas lembre-se que tudo em excesso faz mal. Por isso, nada de excessos! 

Boa prática 7: boa postura e conduta no whatsapp

Como já falamos acima, o whatsapp é uma plataforma mais descontraída, mesmo o business, mas isso não quer dizer que o “zap” é bagunça e que não existem regrinhas.
Cara marca terá um perfil, um público-alvo e uma intenção diferente de comunicação, mas pense que a forma como você comunica deve se manter bem próxima do que você já executa em outras redes sociais, porém com um toque levemente mais descontraído e pessoal. Seja personalizado e humano, aproveita a intimidade da plataforma, mas não se esqueça: você fala em nome de uma marca, então seja educado e respeitoso sempre!

Boa prática 8: cuidado com a frequência de mensagens no whatsapp

O whatsapp é sem dúvidas, um ótimo canal para enviar novidades e promoções para os seus clientes. Mas é importante que você se tenha cuidado com a frequência dessas mensagens. 
Cada nicho de mercado, produto ou campanha terá uma indicação de frequência de envio diferente. É importante que você entenda o que os seus clientes gostam e que você adeque a sua estratégia ao perfil deles. Entretanto, lembre-se do bom senso e tenha empatia. Em caso de dúvidas sobre a frequência, se coloque no lugar do cliente e se pergunte se iria gostar de receber essa quantidade de mensagens com essa frequência. 

Boa prática 9: tipos de conteúdo para whatsapp

É claro que ninguém pretende enviar mensagens inapropriadas para um cliente, ou postar uma foto reveladora no status, mas acidentes acontecem. Por isso, se você é responsável pelas redes sociais de uma empresa e usa seu smartphone para postar, sempre tenha atenção e cuidado! Antes de postar qualquer conteúdo ou enviar qualquer mensagem, esteja certo de estar no seu perfil pessoal e não no comercial.
Pode parecer uma coisa óbvia, mas acredite, esse tipo de confusão acontece com mais frequência do que parece e não só com pequenas empresas. Grandes marcas como shoppings, por exemplo, já tiveram publicadas por engano em seus perfis.

Boa prática 10: jamais compre listas de mailing para o whatsapp

Pode parecer uma tentação pensar em iniciar a comunicação no whatsapp já com milhares de contatos, porém esse é um erro gravíssimo!
Antes de pensar em comprar uma lista de mailing com milhares de contatos pense em quanto é uma péssima ideia. A grande maioria dos nomes que estarão na lista podem não conhecer sua marca ou não ter nenhum interesse em seus produtos e por isso podem reportar a sua marca como uma distribuidora de spam. Como já falamos antes, o whatsapp jamais deve ser usado como o primeiro contato. Por isso, o prejuízo de comprar uma lista é bem mais provável que o lucro. 
É importante reforçar que, assim como os perfis privados, um perfil comercial pode ser bloqueado normalmente. Portanto práticas de spam, contatos indevidos, falta de educação ou qualquer outra forma de perturbar o cliente podem e provavelmente vão resultar em bloqueio, e, se for o caso, marcação como spam. Quer saber mais dicas de como vender pela internet?

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