20/04/2020
WhatsApp Business: como usar a ferramenta para vender mais!

WhatsApp Business: como usar a ferramenta para vender mais!

Com essa crise que pegou o mundo de surpresa, muitos lojistas não tinham se preparado e ainda não estão no mercado digital. Isso pode ser um pesadelo já que agora, as lojas não podem mais funcionar fisicamente. Então como melhorar esse cenário? Existem algumas ferramentas que podem ajudar nesse momento; como a KING Marketing que ajuda a criar o seu site em menos de 15 minutos e o WhatsApp Business. Neste artigo, vamos mostrar como usar o WhatsApp Business para vender mais! Acompanhe! 

O que é WhatsApp Business?

Para começar, é importante entender o que é o WhatsApp Business. WhatsApp Business é a versão do WhatsApp para ser utilizada por pequenas empresas. É um aplicativo gratuito que possibilita a interação direta com clientes. Pelo WhatsApp Business é possível usar ferramentas que classificam, automatizam e respondem mensagens rapidamente.

Como funciona o WhatsApp Business? 

O aplicativo foi criado pensando nas pequenas empresas, com objetivo de ajudar os pequenos negócios a terem mais facilidade para se conectarem com seus clientes e vice-versa. Com o WhatsApp Business  ficou mais fácil para as empresas responderem aos seus clientes, separando, assim, as mensagens pessoais das comerciais e ao mesmo tempo criando uma presença oficial.

Funcionalidades do WhatsApp Business

Separamos aqui as principais funcionalidades e benefícios do aplicativo. Confira:

O que muda com o WhatsApp Business? 

Não existe muita diferença de navegação entre o WhatsApp e o WhatsApp Business. As mesmas funcionalidades que você já está acostumado como controle total sobre as mensagens que recebe, com a opção de bloquear qualquer número, incluindo os de empresas, bem como reportar spam estão disponíveis no WhatsApp Business também.  Para começar a usar basta fazer o download do WhatsApp Business e iniciar o app. Assim que a aplicação for iniciada, basta fazer o login normalmente e explorar o aplicativo.

Como configurar o WhatsApp Business? 

Como baixar o WhatsApp Business

O aplicativo está disponível na Google Play Store e Apple Store, basta buscar pelo seu nome. Vale notar que há um “B” de Business sobre o balão do WhatsApp, para diferenciar os dois aplicativos.
  1. Baixe o WhatsApp Business e abra o app,
  2. Toque em “Concordar e Continuar”,
  3. Permita que o aplicativo acesse contatos, fotos e arquivos,
  4. Insira e verifique seu número de telefone comercial.
Atenção: Caso seu número de celular já esteja sendo usado no WhatsApp, o aplicativo vai informar e sugerir que você transfira o número de telefone para o WhatsApp Business. Aceite a sugestão e toque em “Continuar”. Insira o código que receber.
Após essa etapa, o WhatsApp vai restaurar o backup de mensagens para o número de telefone. É importante lembrar que o aplicativo fica com o nome “WA Business” no seu celular.
Você também pode usar ambos os aplicativos, WhatsApp Business e WhatsApp Messenger em um mesmo celular. Entretanto, cada aplicativo deve estar vinculado ao seu próprio número de telefone (por isso é ideal para quem usa dois chips ou mais). Não é possível, ter um número de telefone vinculado aos dois aplicativos ao mesmo tempo.

Como editar o Perfil Comercial no WhatsApp Business

A primeira coisa que o aplicativo vai sugerir é que você crie o seu “Perfil comercial”. Neste momento você poderá incluir informações úteis para seus clientes, como seu endereço físico com direito a mapa, descrição da sua empresa, horários, endereço de e-mail e site.
Você verá também, que existem três tipos de conta de empresa: 
Verificada
O WhatsApp verificou que a conta pertence a uma marca autêntica. Uma conta verificada possui um ícone verde com um tique em seu perfil.
Confirmada
O WhatsApp confirmou que o número de telefone desta conta corresponde ao número de telefone da empresa. Uma conta confirmada possui um ícone cinza com um tique.
Conta comercial (a sua)
Esta conta utiliza o aplicativo do WhatsApp Business, mas ainda não foi confirmada ou foi verificada. Uma conta comercial possui um ícone cinza com um ponto de interrogação em seu perfil (no aplicativo de quem está conversando com essa empresa).
É importante lembrar que uma empresa não pode solicitar ou pagar para ter uma conta verificada ou confirmada. É o próprio WhatsApp Business que faz a confirmação e verificação. A verificação de empresas é baseada em diversos fatores, por exemplo, se a marca é conhecida. Contas comerciais podem ser confirmadas se o número de telefone do WhatsApp corresponder ao número de telefone da empresa. Se a sua conta comercial não está confirmada ou verificada, preencher o perfil da empresa pode ajudar a fornecer informações importantes para a confirmação. 

Como usar etiquetas no WhatsApp Business

Uma vantagem do WhatsApp Business é que você poderá organizar seus contatos ou conversas utilizando etiquetas para que possa encontrá-los facilmente. Para isso, você deve ir em Configurações > Etiquetas para ver as etiquetas padrão do próprio aplicativo: novo cliente, novo pedido, pagamento pendente, pago e pedido finalizado. É possível criar etiquetas novas em (+), mas a cor é automática.
Para usar as etiquetas, você deve ir em cada conversa, abrir o menu de três pontos que fica do lado superior direito e tocar em “adicionar etiqueta à conversa”. Escolha qual tag deseja incluir ou crie uma nova nesta mesma tela. Para manter a organização é importante que você troque sempre que for necessário. Por exemplo: de “pagamento pendente” para “pago”.

 Respostas Rápidas no WhatsApp Business

Outro benefício é a ferramenta de Respostas Rápidas, em que você pode salvar as mensagens que enviar com maior frequência e utilizá-las para responder as perguntas mais comuns que sua empresa receber como preços de serviços, prazo de entrega, abrangência do delivery, formas de pagamento ou um recado de espera.
Para cadastrar respostas rápidas você deve acessar o menu de três pontos que fica no canto superior direito > Configurações > Configurações da Empresa. Lá você pode escolher entre editar três tipos de mensagens:

Basta tocar em (+) para adicionar uma mensagem. É possível escrever um recado em texto e incluir emojis. Você também pode definir um atalho para essa mensagem que sempre começará com uma barra /nomedoatalho. Você também definir até três palavras-chave. Em cada conversa, acione a barra / e busque a que mais se adequa.
É muito importante definir uma mensagem de ausência para quando não conseguir responder aos seus clientes, assim eles são informados sobre quando receberão uma resposta. Você também pode criar uma mensagem de saudação para apresentar sua empresa.

Estatísticas do fluxo de mensagens

O WhatsApp Business oferece ainda o acesso a métricas importantes, como o número de mensagens enviadas com sucesso, entregues e lidas pelas pessoas que estão interessadas nos seus produtos ou serviços.
 Para acessar as suas estatísticas vá até o menu de três pontos > Configurações > Configurações da Empresa > Estatísticas. Lá estará um resumo do volume total de mensagens enviadas, mensagens entregues, mensagens lidas e mensagens recebidas. Ainda não há gráficos ou dados complexos. Esses dados, porém, não são acessíveis via computador, apenas via app móvel do WhatsApp e mostram a soma toda das mensagens sem dividir por período.
O WhatsApp Business pode ser uma ótima ferramenta para aproximar você dos seus clientes, divulgar os seus produtos e promoções e melhorar as suas vendas. Quer saber mais dicas de como vender pela internet? Acompanhe nosso Blog e nossas Redes Sociais. 


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